Palestrantes

Assim como em todo evento TED ou TEDx, as palestras serão a essência do TEDxPortoAlegre . Ao todo, 20 pessoas subirão ao palco para expor, explicar e conquistar o público com as paixões que os inspiram – e sem cobrar nada por isso. Confira abaixo os palestrantes já confirmados, além da nossa mestre de cerimônias:


MestredeCerimônias

RenataSimões

Picture

Renata Simões trabalha com suas paixões: música e entretenimento. A pernambucana com sotaque paulista, ex-repórter do Vídeo Show que já quis ser astronauta, é a atual apresentadora do programa Urbano, no Multishow. Renata é uma admiradora dos eventos TEDx e vai conduzir a apresentação do TEDxPortoAlegre.



Palestrantes

 

FabianaMaioli

Picture

Fabiana Maioli é designer e pesquisadora de tendências, gaúcha de Bento Gonçalves que vive entre Milão e Porto Alegre. Depois de um longo período atuando como designer no Brasil, EUA, Peru e Argentina no desenvolvimento de produtos, na docência universitária e na pesquisa de tendências, resolveu se presentear com um ano sabático na Europa para encontrar seus mestres e foi aí que se apaixonou ainda mais pelas áreas de criatividade, inovação e design. Hoje Fabiana gosta de se definir como uma “designer de palavras, construtora de conhecimento”: é consultora na Pesquisa e Análise de Tendências e Cenários Futuros em Tea Trends, na Itália, e também designer jornalista da Revista Decore e da Área Magazine, no Brasil.


 

CarmelaGrüne

Picture

Carmela Grüne é jornalista, advogada, mestranda em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela UNISC, criadora e editora do Jornal Estado de Direito. Também é idealizadora do projeto Papo Jurídico desenvolvido dentro do Praia de Belas Shopping e do Projeto Desmitificando o Direito realizado nas Livrarias Saraiva, ambas atividades culturais voltadas para a popularização do Direito. “O dia que o Direito caiu no samba: o poder da sociedade para transformação do Direito” será o tema da palestra de Carmela no TEDxPortoAlegre.


 

EvaSopher

Picture

Eva Sopher nasceu na Alemanha e emigrou para o Brasil aos 13 anos fugindo da perseguição nazista. No Rio e em São Paulo estudou artes, mas foi a partir da vinda para Porto Alegre, em 1960, que seu trabalho ganhou maior destaque. Reorganizou a Pró-Arte Sociedade de Artes Letras e Ciências na capital gaúcha e, a pedido do então governador do Estado, assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro com a missão de comandar sua restauração. A obra foi entregue à comunidade em 1984 e, desde então, Eva preside a Fundação Theatro São Pedro, um dos maiores complexos culturais da América Latina.


 

LéaFagundes

Picture

Léa Fagundes é psicóloga, pedagoga, professora há mais de 60 anos e pioneira no uso da informática educacional no Brasil. Entusiasta dos softwares livres, Léa é fundadora e coordenadora de pesquisas do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS e, desde 1994, integra o Comitê Assessor em Informática e Educação do Ministério da Educação. Já foi premiada pela UNESCO por sua produção nas áreas de Informação e Comunicação e também já coordenou projetos envolvendo sistemas educacionais em grande escala, incluindo o programa Um Computador por Aluno.


 

OtávioUrquiza

Picture

Otávio Urquiza desenvolve projetos voltados à prática cooperativista e ecológica. Arquiteto formado pela Unisinos, em 1992 fundou com outros profissionais a Cooperativa de Trabalho Transdisciplinar Arcoo Ltda. Considerado o pioneiro do paisagismo produtivo, Urquiza acredita que a ecologia nos ensina a coletivização e a interdependência, o que torna uma arquitetura sustentável. Já recebeu o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger e foi o responsável técnico da Arcoo na produção das Eccovilas: condomínios localizados em Porto Alegre que são totalmente voltados para a construção sustentável.


 

RosinaDuarte

Picture

Rosina Duarte foi repórter durante 15 anos de veículos como Zero Hora, Jornal do Comércio, Veja, Isto É e Cláudia até que resolveu dar um tempo no jornalismo convencional. Em 1999 ajudou a criar a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), que tem por objetivo promover o acesso ao conhecimento de forma democrática e autogestionável. Junto à Alice, Rosina coordena e edita diversos veículos de comunicação alternativos, como o Boca de Rua: um jornal inteiramente produzido e vendido por moradores de rua de Porto Alegre.


GilGiardelli

Picture

Gil Giardelli é um dos maiores especialistas brasileiros em cultura digital. Já fundou cinco empresas na área e atualmente é Diretor Executivo da Gaia Creative, onde implementa ações de redes sociais e web colaborativa para organizações como BMW, Hospital Albert Einstein e Grupo Cruzeiro do Sul. Academicamente, tem seu trabalho voltado para os estudos da Sociedade Imediatista e do Mundo.com. Gil coordena cursos no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM e é professor de MBA e Pós Graduação em São Paulo e em Brasília.


OskarCoester

Picture

Oskar Coester é empresário e inventor. Filho de imigrantes alemães, em 1960 ingressou no quadro de funcionários da Varig como técnico e logo em seguida assumiu a chefia do Departamento de Eletrônica de Bordo. Com o crescimento da indústria naval na década de 1970, fundou a Coester S.A., atualmente a única empresa na América Latina que fornece sistemas de navegação e ecosondas para a Marinha Brasileira. Desde 1963 Oskar também vem estudando os problemas relacionados com as dificuldades do transporte urbano e em 1978 sua empresa desenvolveu e construiu em Porto Alegre o primeiro Aeromóvel do mundo.


WagnerSalaverry

Picture

Wagner Salaverry é gestor de carteiras e analista de investimento credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários. Atua no mercado financeiro desde 1999 e atualmente é sócio diretor do Banco Geração Futuro de Investimento, maior instituição financeira independente brasileira em número de clientes – são mais de 70 mil investidores. Comandando a equipe de analistas do Geração Futuro, Wagner acompanha o desempenho e avalia um elevado número de companhias abertas com ações negociadas na Bovespa, participando ativamente das decisões de alocação dos fundos e clubes administrados pela instituição.


WalmorCorrêa

Picture

Walmor Corrêa teve seu primeiro contato com o universo da arte ainda na escola, ao desenhar animais dissecados nas aulas de Biologia. Descobriu ali seu poder de invenção. Hoje é autor de composições, desenhos e esculturas que criam animais inexistentes, misturas de aves com peixes, de mamíferos com répteis. Em 2004 participou da 26ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo e em 2008 ganhou dois Prêmios Açorianos, concedidos pela Prefeitura de Porto Alegre. Em um de seus trabalhos recentes, Walmor apropriou-se do folclore brasileiro e fez dissecações imaginárias de seres como Ondina, Capelobo e Curupira.


JulioVasconcellos

Picture

Julio Vasconcellos é formado em Finanças e Marketing pela Wharton University, nos Estados Unidos, e desde então tem visto na internet a melhor oportunidade de trabalho. Morou no Vale do Silício, onde fez MBA, foi diretor comercial da rede social Experience Project e responsável pelo crescimento da base de usuários da empresa de 5 mil para 4 milhões de pessoas. Especialista em mídias sociais, Julio já ministrou aulas sobre marketing viral e mídias sociais na Stanford University. Hoje é representante do Facebook no Brasil e sócio criador do site de compras coletivas Peixe Urbano, um dos lançamentos mais comentados do ano.


GustavoBorba

Picture

Gustavo Borba possui graduação em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Produção. Atua há mais de 10 anos em consultorias de engenharia de produção e gestão universitária. Além disso, já trabalhou como gestor de ONGs dedicadas ao apoio a pacientes portadores de HIV do hospital da UFSM. Atualmente é consultor de empresas e Diretor de Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


TxaiBrasil

Picture

Txai Brasil é engenheiro eletricista por formação, mestre e doutorando em Meio Ambiente. Desde 1992 trabalha com energia renovável e mudanças climáticas, participando do desenvolvimento de projetos de redução de emissão de gases do efeito estufa. Já coordenou mais de 600 planos de compensação de emissões por restauro florestal, viabilizou o plantio de mais de 300 000 árvores nativas, foi consultor do Banco Mundial e da ONU. Além disso, Txai ainda é capoeirista, mestre aikido, compositor, cantor e violonista. Em 2005 lançou o disco “Aonde o Brasil é mais Brasil”, primeiro CD Carbon Free do planeta.


AdrianaBrondani

Picture

Adriana Brondani é doutora em Ciências Biológicas, professora e pesquisadora na área de Biologia do Câncer. Tem publicações em livros, artigos em revistas internacionais, dissertações e teses de doutorado, mas o trabalho de divulgação científica de Adriana vai muito além do mundo acadêmico. Desde 2007 ela mantém o QUED, site voltado para o público jovem que responde dúvidas de ciências da vida em até 24 horas. Além disso, desenvolve animações com conteúdo científico para a TVCOM, de Porto Alegre, produz vídeo aulas para a internet e ainda roteiriza e apresenta o programa Galera de Atitude, exibido na TVE-RS.


TiagoMattos

Picture

Tiago Mattos gosta de dizer que é um profissional multi-tarefas: publicitário, empresário, roteirista, produtor, consultor, escritor, diretor, palestrante e professor das mais diversas áreas. Trabalhou como redator em publicidade por mais de 10 anos e, em 2007, ajudou a fundar a Perestroika, uma escola de atividades criativas. Hoje Tiago desempenha lá o satírico cargo de Director of Whatever.


ElioLazzarotto

Picture

Elio Lazzarotto é a prova viva de que Papai Noel existe e que, inclusive, é brasileiro. Utilizando um helicóptero ao invés do tradicional trenó, o bom velhinho percorre a região sul do país, indo onde quer que o espírito natalino seja chamado. Elio realiza esse trabalho desde 1999 e, de lá para cá, já visitou mais de 500 cidades, bateu recordes e até conseguiu um CEP exclusivo junto aos Correios.


DhavalChadha

Picture

Dhaval Chadha nasceu e cresceu na Índia, estudou nos Estados Unidos e hoje mora no Rio de Janeiro. Cientista social por Harvard e futurista pela Singularity University, Dhaval é um empreendedor e inovador que combina estratégia e criatividade na busca por um mundo mais justo e sustentável. Já foi Gerente de Inovação do Comitê para Democratização da Informática, curador do TEDxSudeste e escreve sobre inovação social para o site da Skoll Foundation. Atualmente ele está dando os primeiros passos com a sua própria empresa, a CRIA – Inteligência Criativa Sustentável.


GrazielaTanaka

Picture

Graziela Tanaka é uma ativista por vocação. Já lutou por causas de todos os tipos, de inclusão digital e campanhas de prevenção à AIDS, no Rio de Janeiro, até direitos de imigrantes nos Estados Unidos. Desde 2007 ela desempenha a função de Coordenadora de Campanhas da Avaaz.org, ONG de ativismo on-line com mais cinco milhões de membros ao redor do mundo. Junto à Avaaz, Graziela ajudou na construção do projeto Ficha Limpa, que bane a candidatura de políticos corruptos nas eleições.


RosanaHermann

Picture

Rosana Hermann trabalha como jornalista, roteirista, escritora, blogueira e twitteira, ainda que tenha bacharelado em Física e pós-graduação em Física Nuclear. Escreve o Blog Skype Brasil, é gerente de criação do portal R7, jurada do prêmio The Bobs, da Deutsche Welle, e tem orgulho de incluir na carreira o fato coerente de saber fazer tricô.


GilbertoSchwartsmann

Picture

Gilberto Schwartsmann é médico oncologista, professor e pesquisador pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro da Academia Nacional de Medicina, preside a Fundação SOAD de Pesquisas de Novas Drogas Contra o Câncer e, além disto, é proprietário da Vinícola Laurentia.


RubeMSaldanha

Picture

RubeM Saldanha é formado em ciência da computação e mestre em educação integrada. Já atuou na fundação Ayrton Senna, TV Cultura e Microsoft. Atualmente, trabalha como Gerente de Educação da Intel no Brasil, onde atua junto a jovens cientistas estimulando a produção de conhecimento.