Palestrantes

Assim como em todo evento TED ou TEDx, as palestras ser√£o a ess√™ncia do TEDxPortoAlegre . Ao todo, 20 pessoas subir√£o ao palco para expor, explicar e conquistar o p√ļblico com as paix√Ķes que os inspiram – e sem cobrar nada por isso. Confira abaixo os palestrantes j√° confirmados, al√©m da nossa mestre de cerim√īnias:


MestredeCerim√īnias

RenataSim√Ķes

Picture

Renata Sim√Ķes trabalha com suas paix√Ķes: m√ļsica e entretenimento. A pernambucana com sotaque paulista, ex-rep√≥rter do V√≠deo Show que j√° quis ser astronauta, √© a atual apresentadora do programa Urbano, no Multishow. Renata √© uma admiradora dos eventos TEDx e vai conduzir a apresenta√ß√£o do TEDxPortoAlegre.



Palestrantes

 

FabianaMaioli

Picture

Fabiana Maioli √© designer e pesquisadora de tend√™ncias, ga√ļcha de Bento Gon√ßalves que vive entre Mil√£o e Porto Alegre. Depois de um longo per√≠odo atuando como designer no Brasil, EUA, Peru e Argentina no desenvolvimento de produtos, na doc√™ncia universit√°ria e na pesquisa de tend√™ncias, resolveu se presentear com um ano sab√°tico na Europa para encontrar seus mestres e foi a√≠ que se apaixonou ainda mais pelas √°reas de criatividade, inova√ß√£o e design. Hoje Fabiana gosta de se definir como uma ‚Äúdesigner de palavras, construtora de conhecimento‚ÄĚ: √© consultora na Pesquisa e An√°lise de Tend√™ncias e Cen√°rios Futuros em Tea Trends, na It√°lia, e tamb√©m designer jornalista da Revista Decore e da √Ārea Magazine, no Brasil.


 

CarmelaGr√ľne

Picture

Carmela Gr√ľne √© jornalista, advogada, mestranda em Direitos Sociais e Pol√≠ticas P√ļblicas pela UNISC, criadora e editora do Jornal Estado de Direito. Tamb√©m √© idealizadora do projeto Papo Jur√≠dico desenvolvido dentro do Praia de Belas Shopping e do Projeto Desmitificando o Direito realizado nas Livrarias Saraiva, ambas atividades culturais voltadas para a populariza√ß√£o do Direito. “O dia que o Direito caiu no samba: o poder da sociedade para transforma√ß√£o do Direito” ser√° o tema da palestra de Carmela no TEDxPortoAlegre.


 

EvaSopher

Picture

Eva Sopher nasceu na Alemanha e emigrou para o Brasil aos 13 anos fugindo da persegui√ß√£o nazista. No Rio e em S√£o Paulo estudou artes, mas foi a partir da vinda para Porto Alegre, em 1960, que seu trabalho ganhou maior destaque. Reorganizou a Pr√≥-Arte Sociedade de Artes Letras e Ci√™ncias na capital ga√ļcha e, a pedido do ent√£o governador do Estado, assumiu em 1975 a dire√ß√£o do Theatro S√£o Pedro com a miss√£o de comandar sua restaura√ß√£o. A obra foi entregue √† comunidade em 1984 e, desde ent√£o, Eva preside a Funda√ß√£o Theatro S√£o Pedro, um dos maiores complexos culturais da Am√©rica Latina.


 

LéaFagundes

Picture

Léa Fagundes é psicóloga, pedagoga, professora há mais de 60 anos e pioneira no uso da informática educacional no Brasil. Entusiasta dos softwares livres, Léa é fundadora e coordenadora de pesquisas do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS e, desde 1994, integra o Comitê Assessor em Informática e Educação do Ministério da Educação. Já foi premiada pela UNESCO por sua produção nas áreas de Informação e Comunicação e também já coordenou projetos envolvendo sistemas educacionais em grande escala, incluindo o programa Um Computador por Aluno.


 

Ot√°vioUrquiza

Picture

Otávio Urquiza desenvolve projetos voltados à prática cooperativista e ecológica. Arquiteto formado pela Unisinos, em 1992 fundou com outros profissionais a Cooperativa de Trabalho Transdisciplinar Arcoo Ltda. Considerado o pioneiro do paisagismo produtivo, Urquiza acredita que a ecologia nos ensina a coletivização e a interdependência, o que torna uma arquitetura sustentável. Já recebeu o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger e foi o responsável técnico da Arcoo na produção das Eccovilas: condomínios localizados em Porto Alegre que são totalmente voltados para a construção sustentável.


 

RosinaDuarte

Picture

Rosina Duarte foi rep√≥rter durante 15 anos de ve√≠culos como Zero Hora, Jornal do Com√©rcio, Veja, Isto √Č e Cl√°udia at√© que resolveu dar um tempo no jornalismo convencional. Em 1999 ajudou a criar a Ag√™ncia Livre para Informa√ß√£o, Cidadania e Educa√ß√£o (Alice), que tem por objetivo promover o acesso ao conhecimento de forma democr√°tica e autogestion√°vel. Junto √† Alice, Rosina coordena e edita diversos ve√≠culos de comunica√ß√£o alternativos, como o Boca de Rua: um jornal inteiramente produzido e vendido por moradores de rua de Porto Alegre.


GilGiardelli

Picture

Gil Giardelli √© um dos maiores especialistas brasileiros em cultura digital. J√° fundou cinco empresas na √°rea e atualmente √© Diretor Executivo da Gaia Creative, onde implementa a√ß√Ķes de redes sociais e web colaborativa para organiza√ß√Ķes como BMW, Hospital Albert Einstein e Grupo Cruzeiro do Sul. Academicamente, tem seu trabalho voltado para os estudos da Sociedade Imediatista e do Mundo.com. Gil coordena cursos no Centro de Inova√ß√£o e Criatividade da ESPM e √© professor de MBA e P√≥s Gradua√ß√£o em S√£o Paulo e em Bras√≠lia.


OskarCoester

Picture

Oskar Coester √© empres√°rio e inventor. Filho de imigrantes alem√£es, em 1960 ingressou no quadro de funcion√°rios da Varig como t√©cnico e logo em seguida assumiu a chefia do Departamento de Eletr√īnica de Bordo. Com o crescimento da ind√ļstria naval na d√©cada de 1970, fundou a Coester S.A., atualmente a √ļnica empresa na Am√©rica Latina que fornece sistemas de navega√ß√£o e ecosondas para a Marinha Brasileira. Desde 1963 Oskar tamb√©m vem estudando os problemas relacionados com as dificuldades do transporte urbano e em 1978 sua empresa desenvolveu e construiu em Porto Alegre o primeiro Aerom√≥vel do mundo.


WagnerSalaverry

Picture

Wagner Salaverry √© gestor de carteiras e analista de investimento credenciado pela Comiss√£o de Valores Mobili√°rios. Atua no mercado financeiro desde 1999 e atualmente √© s√≥cio diretor do Banco Gera√ß√£o Futuro de Investimento, maior institui√ß√£o financeira independente brasileira em n√ļmero de clientes ‚Äď s√£o mais de 70 mil investidores. Comandando a equipe de analistas do Gera√ß√£o Futuro, Wagner acompanha o desempenho e avalia um elevado n√ļmero de companhias abertas com a√ß√Ķes negociadas na Bovespa, participando ativamente das decis√Ķes de aloca√ß√£o dos fundos e clubes administrados pela institui√ß√£o.


WalmorCorrêa

Picture

Walmor Corr√™a teve seu primeiro contato com o universo da arte ainda na escola, ao desenhar animais dissecados nas aulas de Biologia. Descobriu ali seu poder de inven√ß√£o. Hoje √© autor de composi√ß√Ķes, desenhos e esculturas que criam animais inexistentes, misturas de aves com peixes, de mam√≠feros com r√©pteis. Em 2004 participou da 26¬™ Bienal Internacional de Artes de S√£o Paulo e em 2008 ganhou dois Pr√™mios A√ßorianos, concedidos pela Prefeitura de Porto Alegre. Em um de seus trabalhos recentes, Walmor apropriou-se do folclore brasileiro e fez disseca√ß√Ķes imagin√°rias de seres como Ondina, Capelobo e Curupira.


JulioVasconcellos

Picture

Julio Vasconcellos √© formado em Finan√ßas e Marketing pela Wharton University, nos Estados Unidos, e desde ent√£o tem visto na internet a melhor oportunidade de trabalho. Morou no Vale do Sil√≠cio, onde fez MBA, foi diretor comercial da rede social Experience Project e respons√°vel pelo crescimento da base de usu√°rios da empresa de 5 mil para 4 milh√Ķes de pessoas. Especialista em m√≠dias sociais, Julio j√° ministrou aulas sobre marketing viral e m√≠dias sociais na Stanford University. Hoje √© representante do Facebook no Brasil e s√≥cio criador do site de compras coletivas Peixe Urbano, um dos lan√ßamentos mais comentados do ano.


GustavoBorba

Picture

Gustavo Borba possui graduação em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Produção. Atua há mais de 10 anos em consultorias de engenharia de produção e gestão universitária. Além disso, já trabalhou como gestor de ONGs dedicadas ao apoio a pacientes portadores de HIV do hospital da UFSM. Atualmente é consultor de empresas e Diretor de Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


TxaiBrasil

Picture

Txai Brasil √© engenheiro eletricista por forma√ß√£o, mestre e doutorando em Meio Ambiente. Desde 1992 trabalha com energia renov√°vel e mudan√ßas clim√°ticas, participando do desenvolvimento de projetos de redu√ß√£o de emiss√£o de gases do efeito estufa. J√° coordenou mais de 600 planos de compensa√ß√£o de emiss√Ķes por restauro florestal, viabilizou o plantio de mais de 300 000 √°rvores nativas, foi consultor do Banco Mundial e da ONU. Al√©m disso, Txai ainda √© capoeirista, mestre aikido, compositor, cantor e violonista. Em 2005 lan√ßou o disco ‚ÄúAonde o Brasil √© mais Brasil‚ÄĚ, primeiro CD Carbon Free do planeta.


AdrianaBrondani

Picture

Adriana Brondani √© doutora em Ci√™ncias Biol√≥gicas, professora e pesquisadora na √°rea de Biologia do C√Ęncer. Tem publica√ß√Ķes em livros, artigos em revistas internacionais, disserta√ß√Ķes e teses de doutorado, mas o trabalho de divulga√ß√£o cient√≠fica de Adriana vai muito al√©m do mundo acad√™mico. Desde 2007 ela mant√©m o QUED, site voltado para o p√ļblico jovem que responde d√ļvidas de ci√™ncias da vida em at√© 24 horas. Al√©m disso, desenvolve anima√ß√Ķes com conte√ļdo cient√≠fico para a TVCOM, de Porto Alegre, produz v√≠deo aulas para a internet e ainda roteiriza e apresenta o programa Galera de Atitude, exibido na TVE-RS.


TiagoMattos

Picture

Tiago Mattos gosta de dizer que é um profissional multi-tarefas: publicitário, empresário, roteirista, produtor, consultor, escritor, diretor, palestrante e professor das mais diversas áreas. Trabalhou como redator em publicidade por mais de 10 anos e, em 2007, ajudou a fundar a Perestroika, uma escola de atividades criativas. Hoje Tiago desempenha lá o satírico cargo de Director of Whatever.


ElioLazzarotto

Picture

Elio Lazzarotto é a prova viva de que Papai Noel existe e que, inclusive, é brasileiro. Utilizando um helicóptero ao invés do tradicional trenó, o bom velhinho percorre a região sul do país, indo onde quer que o espírito natalino seja chamado. Elio realiza esse trabalho desde 1999 e, de lá para cá, já visitou mais de 500 cidades, bateu recordes e até conseguiu um CEP exclusivo junto aos Correios.


DhavalChadha

Picture

Dhaval Chadha nasceu e cresceu na √ćndia, estudou nos Estados Unidos e hoje mora no Rio de Janeiro. Cientista social por Harvard e futurista pela Singularity University, Dhaval √© um empreendedor e inovador que combina estrat√©gia e criatividade na busca por um mundo mais justo e sustent√°vel. J√° foi Gerente de Inova√ß√£o do Comit√™ para Democratiza√ß√£o da Inform√°tica, curador do TEDxSudeste e escreve sobre inova√ß√£o social para o site da Skoll Foundation. Atualmente ele est√° dando os primeiros passos com a sua pr√≥pria empresa, a CRIA – Intelig√™ncia Criativa Sustent√°vel.


GrazielaTanaka

Picture

Graziela Tanaka √© uma ativista por voca√ß√£o. J√° lutou por causas de todos os tipos, de inclus√£o digital e campanhas de preven√ß√£o √† AIDS, no Rio de Janeiro, at√© direitos de imigrantes nos Estados Unidos. Desde 2007 ela desempenha a fun√ß√£o de Coordenadora de Campanhas da Avaaz.org, ONG de ativismo on-line com mais cinco milh√Ķes de membros ao redor do mundo. Junto √† Avaaz, Graziela ajudou na constru√ß√£o do projeto Ficha Limpa, que bane a candidatura de pol√≠ticos corruptos nas elei√ß√Ķes.


RosanaHermann

Picture

Rosana Hermann trabalha como jornalista, roteirista, escritora, blogueira e twitteira, ainda que tenha bacharelado em F√≠sica e p√≥s-gradua√ß√£o em F√≠sica Nuclear. Escreve o Blog Skype Brasil, √© gerente de cria√ß√£o do portal R7, jurada do pr√™mio The Bobs, da Deutsche Welle, e tem orgulho de incluir na carreira o fato coerente de saber fazer tric√ī.


GilbertoSchwartsmann

Picture

Gilberto Schwartsmann √© m√©dico oncologista, professor e pesquisador pelo Hospital de Cl√≠nicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. √Č membro da Academia Nacional de Medicina, preside a Funda√ß√£o SOAD de Pesquisas de Novas Drogas Contra o C√Ęncer e, al√©m disto, √© propriet√°rio da Vin√≠cola Laurentia.


RubeMSaldanha

Picture

RubeM Saldanha é formado em ciência da computação e mestre em educação integrada. Já atuou na fundação Ayrton Senna, TV Cultura e Microsoft. Atualmente, trabalha como Gerente de Educação da Intel no Brasil, onde atua junto a jovens cientistas estimulando a produção de conhecimento.